|
|
|
|
|
Lemos, Jose De Jesus Sousa. |
O estudo objetivou aferir as desigualdades na apropriação da renda no Brasil, regiões e estados, bem como a assimetria em escolaridade. A hipótese central da pesquisa é demonstrar que existe uma relação de causa e efeito entre escolaridade e renda no País. Para atingir aos objetivos a pesquisa lança mãos dos dados brutos publicados pelo IBGE de PIB per capita em nível de municípios, estados, regiões e Brasil para 2005, bem como das Pesquisas Nacionais de Amostras por Domicílios (PNAD) cobrindo o período de 2001 a 2006. Estimam-se as escolaridades médias em todos os estados, regiões e Brasil, bem como as respectivas taxas de aceleração. Com base nessas informações projeta-se o diferencial de tempo necessário para que cada estado, região e o Brasil consigam... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Desigualdades; Renda; Níveis de Educação; Brasil; Inequalities; Income; Education Levels; Brazil.; Labor and Human Capital. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109630 |
| |
|
|
Ritter, Krisztian. |
Main objective of the paper is to discover Hungary’s rural areas suffering from agricultural employment crisis and to compare them to the spatial inequalities, examining the development possibilities and the adaptability to new economic and social processes. The actuality of this objective has been given by the recent processes in the global, European and Hungarian economy, the growing importance of local development and endogenous resources, the decreasing role of agriculture in total employment, and the general problems of rural areas. Based on multivariable statistical methods (factorial-, discriminant- and cluster analyses) and the data of 15 years before the EU accession, the selected micro-regions could be reliable separated by the economical state... |
Tipo: Journal Article |
Palavras-chave: Agriculture; Inequalities; Rural development; Unemployment; Community/Rural/Urban Development; Labor and Human Capital. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/47556 |
| |
|
|
|